Economia planificada,Comunas populares e o Controle do governo

domingo, 17 de agosto de 2008

Mao Tse-tung foi quem implantou a Economia Planificada




Economia Planificada

Também denominada “economia centralizada” ou”economia centralmente planejada”,representa um sistema econômico onde a produção é prévia e racionalmente planejada por especialistas,no qual os meios de produção são propriedades do estado e uma autoridade central controla todas as metas de produção do país assim como a distribuição de matérias primas para o meio produtivo. “Na economia planificada não existe a anarquia de produção”,uma forma desorganizada que muitas vezes ocorre nas economias de mercado não planejada. A princípio muitos países socialistas defendem a utilização da economia planejada como forma de controle pelo governo e distribuição correta de verbas para todos os setores do país.
Nas economias planificadas o poder central que controla as metas e recursos necessários para as empresas, assim como os investimentos para a sociedade. Nas empresas existentes cujo principal objetivo seria o lucro, acontecem o contrário, a importância é equivalente ao progresso do país sem que haja preocupação com a sua eficiência e o risco de falência como se vê nas grandes empresas capitalistas.

A Economia Planificada na China

A China é desde 1911 uma república.Sua população esteve submetida aos interesses das potências imperialistas e as inúmeras humilhações, fizeram com que o povo chinês se mobilizasse e aos poucos conquistassem a democracia. Em 1927 Chiang Kai-shek comandou a Expedição do Norte, que tinha como objetivo unificar a China contra os chamados senhores da guerra, que dominavam algumas regiões do país. Saiu vitorioso em 1928 como o líder da República da China e o país passou a ser controlado por um único poder, o Kuomintang.
Em 1949 o partido comunista de Mao Tse-tung vence o Kuomintang na guerra civil ,e em 1º de outubro de 1949, os comunistas proclamam a República Popular da China, com Mão Tse-tung como dirigente supremo. Chiang Kai-shek foge para Formosa ( Taiwan), onde se instala a República da China.
A China Continental é reorganizada nos moldes comunistas, por meio de uma economia planificada, com a coletivização das terras e o controle estatal da economia . sendo assim a principio , seguiu o modelo soviético utilizando como base o socialismo, porém com a economia voltada para a agricultura do país.Em síntese, na economia planificada da China os meios de produção eram propriedade do Estado e a atividade econômica era controlada por Mao Tse-tung, autoridade central que estabelecia metas de produção e distribuía de maneira coerente as matérias-primas para as unidades de produção .
Durante esse período de economia planificada na China, o poder central também ficava encarregado de decidir a respeito dos investimentos a serem realizados pela sociedade, a distribuição dos recursos necessários a produção, consumo e as metas a serem atingidas pelas empresas.
Em 1958 a China rompe com a URSS e é importante destacar, que, ao mesmo passo que a China planificou sua economia, também passou a coletivizar suas terras criando comunas populares ( fazendas coletivas), isso é tratavam de unidades produtivas rurais autônomas, que, deveriam se responsabilizar pelo abastecimento do país, produzindo inclusive suas próprias ferramentas.
Diante de todos esses processos e objetivando alavancar o processo industrial na China, Mao Tse-tung lançou planos econômicos visando implantar um parque industrial diversificado.
Em 1961, deu-se o fim para essa tentativa de atingir o mercado industrial que padecia devido a baixa produtividade, baixa qualidade, concentração de capitais no setor armamentista e burocratização.
Entretanto até 1975, existia uma preocupação com a moralização da sociedade, envolvendo toda a população.
E finalmente em 1976 , com a morte de Mão Tse-tung deu-se início a uma fase de mudanças, quando assumiu o poder Deng Chiao-ping, líder do partido comunista.




Deng Xiaoping deu seqüência de maneira inteligente a economia planificada



Comunas Populares



Integrantes 3ºD:
Guilherme Taranto
Mateus Felipe Nunes
Nathália Cristina
Stéphanie de Oliveira
Tácia Rodrigues


Bibliografia:
http://www.wikipédia.com/
Enciclopédia Delta Universal
http://www.educaterra.com/
www.desciclopédia.com

0 comentários: