O modelo Político-Econômico Implantado na China

sábado, 16 de agosto de 2008

No final do século XIX, a china imperialista já estava decadente, foi então após uma revolução em 1911, pôs fim ao império passando por conflitos.
Em um período 1911 a 1949, que se deu início a China Comunista.
Em Outubro de 1949, apôs o termino da Guerra Civil, foi proclamado a República Popular da China, onde o país foi unificado, sobre o comando dos Comunistas dirigido pelo secretário-geral do PCC, Mao Tré-Tung, que por sua vez por falta de opção, seguiu o modelo político-econômico da antiga União Soviética, onde economicamente como resultado da coletivizações das terras implantou-se o modo gradativos as comunas populares, que seguiam igualmente o modelo das fazendas coletivas da União Soviética, onde o estado começou a controlar também, todas as fábricas e recursos naturais.É importante lembrar que a Revolução Chinesa, de modo diverso da Rússia, foi essencialmente camponesa.
Assim, somente após a Revolução é que a China reiniciou seu conturbado processo de industrialização.
Após a morte de Mao Tré-Tung, em 1976, marcou o começo de significativas mudanças no Partido Comunista Chinês.

Depois de décadas de estagnação econômica em relação do crescimento econômico dos países vizinhos, sob o comando de Deing Kiaoping, em 1998 deu início ao processo de reforma econômica rural e urbana concomitantemente com abertura da econômica para o exterior.

Com o novo comando, com difícil missão de tirar do caos a China iniciou um novo período de desenvolvimento onde prevaleceu a tese de ''tomar a construção econômica como elo fundamental a persistir nos quatro princípios fundamentais na reforma, e na abertura para o exterior’’.
Os resultados da política econômica dos anos anteriores, a China despontou no cenário econômico como o país que mais cresce no mundo.





Em 2002 alcançou a sexta posição entre os maiores Pibs do mundo e a quinta entre os países exportadores.
A liberação econômica e o baixíssimo custo de uma mão- de - obra disciplinada e qualificada a China pode ser igualar ou esta no mesmo patamar dos Tigres Asiáticos.
Como todo o desenvolvimento e progresso sempre têm os dois lados da moeda, as cidades crescem desgovernadamente.

O fluxo migratório é tão grande que o exercito teve que impedir os migrantes das aldeias rurais pobres.
Ainda é problemático na China a conciliação entre crescente abertura economia controlada pelo o estado, com o regime político fechado.Só com o passar dos anos às contradições da economia Socialista de mercado serão resolvidas.

__________________

Alunos 3ºD

  • Ana Paula Silva
  • Ariana Pâmela
  • Davidson Almeida
  • Kilcy Lorraine
  • Lucas Gomes
  • Luíz Henrique
  • Marcela Lopes
  • Paulo Henrique
__________________
Fontes de pesquisa:

  • Geografia:volume único

João Carlos Moreira, Eustáquio de Sene.

São Paulo:Scipione, 2005

Ensino Médio,Unidade 4/Capítulo 8 China''a economia socialista de mercado''

0 comentários: